top of page

Exposição: A Emoção do Espaço


Nome: A Emoção do Espaço

Por: Colecção da Fundação Azcona

Em: Centro Cultural de Cascais Quando: 19 de Junho a 3 de Outubro

Durante os séculos XX e XXI, a escultura passou por mais metamorfoses do que em toda a história desde o seu surgimento como arte. (María Toral, curadora)


Imagem: Yunque Sueños III b, por Eduardo Chillida



O Centro Cultural de Cascais volta a apostar numa grande exposição internacional, seguindo uma linha de programação que procura trazer para Portugal o melhor do que acontece lá fora, e apresenta A Emoção do Espaço.


A mostra inclui escultura de Auguste Rodin, Man Ray, Joan Miró, Henry Moore, Max Arnest, Eduardo Chilida, Martín Chirino, Miguel Barceló, Antonio López, e Julio González, entre outros nomes maiores que marcaram a história da arte dos últimos 100 anos, destacando-se nas vanguardas e movimentos artísticos como o cubismo, o modernismo, o dadaísmo, o surrealismo e o realismo.


Nesta exposição traçamos um percurso por todos estes ismos, até chegarmos ao presente, que nos permite observar, em primeira mão, todas as interpretações desenvolvidas pelos artistas. Todas estas visões têm em comum o processo de representação em diferentes esferas da expressão humana. Falamos da expressão sólida, da tridimensional e, por último, da ocupação do espaço. (María Toral, curadora)




Imagem: Constelación Silenciosa, por Juan Miró




A Emoção do Espaço, uma selecção de peças da coleção da fundação espanhola Azcona, reúne obras inovadoras de criadores que rasgaram conceitos e derrubaram os limites da criação artística.


Os escultores mantiveram, ao longo de todas as décadas, uma procura constante por novas formas de expressão, que divergem na utilização dos mais diversos materiais e que continuam, até hoje, a transformar-se, como o ferro, a madeira, o plástico, o plexiglass ou as resinas. (María Toral, curadora)


A organização é da Fundação D. Luís I e da Câmara Municipal de Cascais, no âmbito da programação do Bairro dos Museus.
















bottom of page