Cabana_capa.jpg

EV04: Concurso Cabana de Arte, Académicos 2021

 

Tendo em conta a escassez de concursos para estudantes de arquitetura em Angola, o Grupo BANGA pretende conectar-se à grande rede universitária Angolana, através da "Cabana de Arte", um concurso que convida esses mesmos estudantes a imaginar e desenhar um espaço que albergará uma exposição, devendo inspirar-se no trabalho e obras de um artista convidado, numa simbiose entre as obras de arte e o espaço expositivo.

Os participantes são assim convidados a apresentar projetos em primeira análise utópicos, envolvendo o pensamento crítico e a busca de uma identidade arquitetónica. Devem também ter a sensibilidade de perceber o lugar e o espaço envolvente da intervenção, captando ao mesmo tempo a essência do artista com o qual irão trabalhar. O espaço de exposição deve sempre nascer a partir de uma fachada que não ultrapasse os 7mx6m (comprimento x altura), que será o rosto do projeto.

O que surge por detrás desta fachada terá resposta apenas na criatividade dos estudantes. Não há nenhuma limitação quanto ao espaço projetado por trás do alçado, qualquer dimensão, volumetria, materialidade são permitidas. No entanto, pretende-se que se traga a memória de uma cabana ou habitação rural em Angola – de forma contemporânea –, pois, ao pensar na busca por uma identidade arquitetónica nacional, é lançado o desafio de trazer uma tipologia bastante simples – neste caso a “cabana” – e levá-la ao limite, depositando um conjunto de investigações e reflexões sobre o espaço arquitetónico.

O projeto vencedor será premiado com uma exposição virtual, à semelhança de outras exposições de 2020 promovidas pelo grupo BANGA. Numa primeira fase, os docentes convidados elegerão as melhores propostas da sua universidade; enquanto na segunda, os finalistas de cada universidade serão avaliados por um júri externo. Além disso, o grupo BANGA promoverá uma conferência online entre os alunos e o artista para apresentação do mesmo e do seu trabalho, com direito a perguntas e respostas no final.

Pretende-se com este concurso incentivar à atividade arquitetónica e artística em Angola.

- Data de inscrições: 21 de Junho a 12 de Julho

 

contacto@cabanadearte.com

geral.banga@outlook.com

website: https://www.cabanadearte.com/

Clique aqui para download do programa:

Cabana_capa.jpg
Cabana1.jpeg
Evento05.jpg

EV05:

 

PhD Seminar: Claudia Rueda - Habitar el paisaje delos “Los Jardines del Pedregal de San Ángel”

Seminário organizado pelos Departamentos da Universidade Lusófona de Lisboa e Porto - Arquitectura: Design e Pesquisa 

 

Seminar organized by the Departments of Lusófona University of Lisbon and Oporto - Architecture: Design and Research - for the current academic year

07/05/2021 às 16h30 (hora de Portugal)

07/05/2021 at 16h30 (Portugal time)

Zoom (class): https://videoconf-colibri.zoom.us/j/84986977917

 

Cabana_capa.jpg

EV04:

 

Concurso Cabana de Arte, Académicos 2021

 

- Data de inscrições: 21 de Junho a 12 de Julho

- Registration dates: June 21 to July 12

 

contacto@cabanadearte.com

geral.banga@outlook.com

website: https://www.cabanadearte.com/

Poster_Arquitectonics2020_edited.jpg

EV 03:

NEW EVENT

June 2021

NOVO EVENTO

Junho 2021

Call for papers (clique em baixo para download)

ENG

ESP

EV02:

Fundação D.Luís I

VIVIAN MAIER: Street Photographer | Auto-Retratos Self-Portraits

Auto-Retratos é o segundo de sete episódios sobre a visita virtual da exposição apresentada no Centro Cultural de Cascais. Comentada pela curadora Anne Morin.

Self-Portraits is the second of seven episodes about the virtual tour of a Centro Cultural de Cascais exhibition. Get to know more about this series with the curator Anne Morin.

144013591_3651275138319566_5897563934367

EV01:

NEW EVENT

March 2021

NOVO EVENTO

Março 2021